Powered By Blogger

Período Helenístico

Período Helenístico

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Filipe II da Macedônia

           Filipe II apesar de nascido em Pela, vivia em Tebas, e isso fez com que o mesmo pudesse observar os poderosos exércitos que se engajaram em batalhas durante sua estadia. Tebas por sua vez, continha um dos melhores exércitos da época, e com isso Filipe aprendeu inúmeras táticas e como usar tais armamentos.
Ao retomar seu posto como rei da Macedônia, Filipe, influenciado pelo instinto de bravura dos tebanos, montou um exército temido por todos os outros povos. Seu principal objetivo era dominar a Grécia e logo em seguida o império persa. Ele foi extremamente brutal, e ao dominar as regiões de que tanto almejava, vendia seus habitantes como escravos. Essa postura fez com que o mesmo fosse visto de uma maneira bastante negativa.
         Devido à enorme força militar de seu governo, os atenienses formaram uma liga para unir forças contra as tropas macedônicas, porém nada impediu o exército de Filipe, que ocupou a Grécia numa batalha que ficou conhecida como Queroneia. Os gregos tiveram que aceitar a derrota e jurar obedecer e não se rebelar contra as tropas dominantes e nem contra seus sucessores.
         Mas junto com o poder absoluto,apareceram os inimigos. Felipe foi assassinado por um nobre no dia do casamento de sua filha, aos 46 anos, no momento em que ele tinha transformado a Macedônia no reinado mais poderoso do mundo grego.
          O reino foi assumido por Alexandre, seu filho, de apenas vinte anos de idade, mas que se tornaria o maior conquistador da antiguidade.
 Conquistas do império de Filipe II.





Autoria; Dalylla Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário